A religião pagã Wicca é maravilhosa, e essa religião se dedica totalmente ao conhecimento da espiritualidade a partir dos estudos dos ciclos da natureza e da psique humana.
Na wicca os integrantes do coven adoram duas divindades como princípios físicos e espirituais femininos e masculinos que interagem com a natureza e celebra os ciclos da vida e as festividades sazonais conhecidos como sabás (ou calendário Roda do Ano), que são comemorados oito vezes por ano.
Estas festividades quase desapareceram por completo durante o período da Idade Média.
Alex Sanders é uma autoridade neste tema e se refere a wicca como uma religião natural e a mais antiga do mundo.
A wicca foi muitas das vezes referida como Witchcraft ou somente The Craft por seus praticantes, os wiccanos ou bruxos como também gostam de serem chamados.
Suas origens são geralmente ligadas a Inglaterra no início do século XX, mas como sabemos foi popularizada na década de 1950 pelo escritor e antropólogo amador Gerald Gardiner, quechamava a religião naquela época de Culto às Bruxas e Bruxaria, e os seguidores desse culto a chamavam de a Wicca, bruxaria também seria uma palavra mais abrangente e mais ampla de práticas mágicas do que a religião wiccana.
E a partir da década de 1960 o nome wicca foi um termo mas normalizado para esse culto.
Os wiccanos também podem praticar bruxaria natural, ou vários tipos diferentes de bruxaria no entanto muitos dos seus praticantes a usam para o bem próprio e de outros a sua volta, sendo assim fazem feitiços ou práticas que ajudam as pessoas, plantas e animais.
Contudo muitos wiccanos não praticam bruxaria, ou se fazem é mais ligado a práticas ritualísticas dos festivais sazonais que como vimos se chamam de sabbats, que são os festivais de adoração do Deus e da Deusa.
A wicca é uma religião politeísta, e seu culto é basicamente dualista, que crê tradicionalmente na poderosa Deusa Tríplice, e no Deus Cornífero, ou Deus de Chifres, que também é representado pelo Sol e seus ciclos, e também pelos animais e a “Deusa” que é representada pela Lua e pela Terra e seus ciclos.
A celebração wiccana acontece em cada passagem dos ciclos da natureza, ou seja, na passagem das quatro estações do ano, e entre elas também, abordando uma história linda sobre suas divindades adoradas, enfatizando o nascimento, a morte e o renascimento.
Os wiccanos, como são chamados os praticantes desta religião, realizam diversos rituais, cada um é realizado conforme a situação.
Pode ser citado o ritual que ocorre em noites de lua cheia e aos Sabás (Assembleia secreta de bruxos e bruxas que, segundo superstição medieval, se reunia no sábado, à meia-noite, sob a presidência do Diabo [Definição retirada do Dicionário Aurélio]) realizado em diferentes localidades como em bosques, apartamentos e quintais; em grupos, para equilibrar energias e cultuar a Deusa.
Outro que ocorre com frequência é o Wiccaning, cerimônia que pede às divindades que proteja as crianças desde o momento do nascimento, essa cerimonia é uma apresentação da criança aos deuses.
É uma cerimônia semelhante ao batismo das religiões do cristianismo, mas diferem-se no comportamento dos pais de comprometer a criança de seguir a religião por toda a vida ou não.
Na Wicca, os pais dão liberdade aos filhos na fase adulta para decidirem a religião que vão seguir.
Os rituais wiccanos são realizados no interior de um círculo mágico com a utilização de instrumentos de altar como vassouras, cálices, caldeirões e outros.
O símbolo mais utilizado é o pentáculo, que representa os cinco elementos componentes da natureza.
Bruxaria, wicca e paganismo
Você sabe qual a diferença entre bruxaria, wicca e paganismo?
Alguns, talvez nem sabia que essa diferença exista, mas hoje vou te esclarecer sobre ela.
O paganismo é uma religião que surgiu antes mesmo do cristianismo, e os pagãos eram pessoas que viviam no campo, e dependiam totalmente da natureza para sobreviver.
Eles acreditavam que cada força da natureza representava um deus: o sol era um deus, a lua era uma deusa, os raios eram um deus, a própria terra era uma deusa, e até quando uma mulher engravidava, eles acreditavam que foi uma benção de um deus da fertilidade.
Na atualidade é praticamente impossível você ser pagão, porque você não precisa mais fazer uma oferenda para um deus para você ter comida dentro de casa, ou para ter chuva.
Mas existem muitas pessoas que ainda acreditam nesses deuses, e fazem rituais para que eles continuem abençoando a sua vida, essas pessoas são chamadas de neopagãs.
Os neopagãos
Os neopagãos são pessoas assim como eu e você, que não moram no campo, e não precisam da plantação e da colheita para sobreviver.
São pessoas que utilizam de toda essa modernidade que a gente tem para entrar em contato com esses deuses que eles acreditam, e é aí que nós começamos a falar um pouco sobre a wicca.
Wicca
A wicca é uma religião neopagã, onde as pessoas fazem rituais para elas mesmas, e para os deuses.
Existem na wicca, grupos de bruxos, que são chamados de covens, e dentro de cada um desses covens existe uma hierarquia, primeiro você é aprovando pelo coven, depois você é iniciado no coven, e depois de um tempo lá dentro, você pode virar um sacerdote ou uma sacerdotisa, que são as pessoas que organizam e realizam os rituais.
Na wicca, as pessoas também seguem a roda do ano celta, que são as celebrações criadas lá pelos pagãos, que marcavam cada período do ano, então existe a celebração da fertilidade, da colheita, da purificação, dos antepassados, e também de todas as estações do ano.
As pessoas wiccanas também precisam ter um altar, e nesse altar, deve ser representado os quatro elementos, e o deus e a deusa, cada coisa deve ser posicionada da maneira certa, de acordo com os pontos cardeais.
Então fica:
Terra no norte, o fogo no sul, o ar no leste, e a água no oeste.
A Bruxaria
Bruxaria
A bruxaria não é muito diferente da wicca e do paganismo, por isso as pessoas confundem muito.
Mas qual é a diferença?
Na bruxaria, você não precisa cultuar nenhum deus, você só cultua se você quiser, e você pode pedir um “favorzinho” para um deus ou um santo de vez em quando, você pode seguir a roda do ano ou não, você pode fazer só as celebrações que você quer, normalmente as pessoas gostam muito de celebrar somente o Halloween, isso não tem o menor problema também, e você também pode ter um altar se você quiser, mas no altar não é necessário que cada coisa tenha o seu lugar fixo, você pode colocar seus objetos da maneira que você achar melhor.
Você pode fazer um grupo de bruxaria com seus amigos, ou você pode praticar bruxaria sozinho mesmo.
Uma bruxa pode trabalhar somente com as ervas, pode trabalhar somente com os cristais ou com os quatro elementos, mas também é necessário ter conhecimento de tudo um pouco.
A bruxaria é o simples ato de trabalhar com a magia, você pode ter sua religião ou não, acreditar nos deuses ou não, e você pode fazer tudo da sua maneira, mas isso não significa que não tenha regras também, você não pode sair por aí fazendo feitiços para os outros sem sofrer as consequências.
Tudo o que vai, volta!
Espero ter conseguido esclarecer a diferença entre eles.
E você, já sabia essa diferença?
The post Wicca appeared first on Grimorios Misticos.
postado primeiro em https://ift.tt/WcGkOjJ
Comentários
Postar um comentário